Dra. Raíssa Filgueira reforça a importância da castração e do aprendizado constante na medicina veterinária

A castração é um dos pilares da medicina veterinária moderna. O procedimento, além de controlar a superpopulação de cães e gatos, previne diversas doenças graves, como tumores e problemas reprodutivos, e ainda contribui para a redução de comportamentos de risco. Para a médica-veterinária Raíssa Filgueira, trata-se de um ato de cuidado e responsabilidade que traz benefícios tanto para os animais quanto para toda a sociedade.


Segundo ela, a castração também desempenha um papel importante na saúde pública, ao ajudar a reduzir os índices de abandono e a transmissão de zoonoses. “Mais do que um procedimento clínico, é uma forma de amor e respeito pelos nossos pets”, destaca.


Com uma carreira em ascensão, a Dra. Raíssa vai além da prática clínica e busca constantemente aprimorar seus conhecimentos em diferentes regiões do Brasil. Para ela, cada experiência vivida em hospitais públicos e clínicas veterinárias traz aprendizados que enriquecem sua atuação profissional.


“Conhecer realidades diferentes em cada estado é essencial para ampliar a visão sobre a profissão. Estar presente em instituições de referência e observar novas práticas me inspira e fortalece minha missão de oferecer um atendimento de excelência”, explica.


Apesar da pouca idade, Raíssa já acumulou experiências em hospitais veterinários públicos de capitais como São Paulo, Salvador, Natal, João Pessoa, Manaus e Brasília — onde conheceu de perto o HFAUS, referência mundial em animais silvestres. Além disso, integrou a primeira equipe do hospital público veterinário de Salvador e acompanhou de perto a rotina da Anclivepa, em São Paulo, uma das maiores instituições do país em atendimento e formação veterinária.


Com novas visitas programadas a unidades da rede de clínicas Paiol, em São Paulo, a veterinária segue ampliando seu repertório não apenas no campo clínico, mas também na gestão de hospitais e clínicas. Para ela, esse olhar global é essencial para desenvolver projetos inovadores que tragam avanços para a medicina veterinária.

Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Jovem Faz Apelo Desesperado Após Ter Bicicleta Roubada em Frente à Farmácia

Notícias relacionadas